Fale conosco pelo WhatsApp

Televenda

31 3411-2577

Andaime Tubular

Possibilitando uma maior eficiência em obras e permitindo que os profissionais realizem seu trabalho em diversas alturas — tanto em ambientes internos quanto externos —, garantindo segurança e versatilidade, o andaime tubular é indispensável no setor da construção civil.

Barras em obra civil

Imagem: Shutterstock

Com o andaime tubular, é possível que os empreiteiros de uma obra façam desde uma simples troca de lâmpadas e até mesmo realizem trabalhos mais complexos em grandes alturas, garantindo que os profissionais tenham segurança e maior mobilidade durante a execução de sua tarefa.

Saiba a seguir todas as funcionalidades do andaime tubular, como utilizar o equipamento e demais particularidades sobre ele.

Como é usado?

O andaime tubular é uma das opções mais populares do mercado e possui diversos usos, especialmente por se tratar de uma estrutura versátil e leve, que pode ser movimentada pelo canteiro de obras de acordo com a necessidade de uso.

Entre as principais aplicações deste tipo de estrutura, estão:

  • Reformas;
  • Pintura e revestimento de fachadas;
  • Limpeza;
  • Suporte para estruturas;
  • Manutenção de prédios, indústrias e obras residenciais;
  • Montagem de estruturas.

Entenda a estrutura deste tipo de andaime

A principal diferença entre um andaime tubular e outros andaimes disponíveis no mercado é sua estrutura.

Por possuir um sistema de travamento na diagonal, o andaime tubular oferece mais segurança, caracterizando-se como uma estrutura mais resistente e rígida. Dessa forma, o equipamento possibilita que os profissionais do segmento da construção civil e afins consigam realizar seu trabalho – tanto em ambientes externos quanto internos e em diversas alturas.

A estrutura de um andaime tubular é feita de peças tubulares metálicas que são encaixadas ou rosqueadas umas nas outras, resultando em uma montagem simples e rápida, não exigindo o uso de ferramentas específicas. A estrutura pode ser apoiada em bases ou rodas, dependendo da estrutura e de onde o andaime será instalado.

Além das opções de base, existem outros acessórios que podem ser utilizados na estrutura de acordo com a necessidade dos profissionais que farão uso do andaime tubular. Neste tipo de andaime, é possível utilizar de sapatas fixas e reguláveis, rodas de PU, carretilhas, escadas, dentre outros acessórios.

Além de sua estrutura ser prática, facilitando o processo de montagem, o andaime tubular apresenta facilidade em sua desmontagem justamente por suas peças serem modulares. O dispositivo também ocupa pouco espaço para o seu armazenamento.

Qual a altura que pode ser alcançada?

A altura que um andaime tubular pode atender depende da base utilizada para a sua estrutura. De acordo com as normas técnicas, uma base de 1×1 m pode atingir facilmente 4 metros de altura, enquanto uma base ligeiramente maior de 1,5×1 m pode fornecer uma altura máxima de 6 metros. Bases maiores, como de 2×1 m, podem aumentar projeção até 8 metros de altura.

O uso do andaime tubular, assim como o de qualquer outro equipamento que pode ser necessário em uma obra, deve ser calculado por um profissional legalmente habilitado. Desta forma, o terreno em que o andaime será utilizado é devidamente analisado, bem como a carga a ser posicionada na estrutura.

Informações como estas tem influência direta na altura que o andaime será capaz de atender e nas particularidades de sua montagem — tais como a quantidade de níveis de trabalho que serão necessárias para a execução do trabalho, analisando as possíveis sobrecargas que podem acometer a estrutura, não comprometendo assim os funcionários e tampouco o andamento da obra. Entre em contato e vejas as opções disponibilizadas pela Lomaq para locação.

Cuidados no uso do andaime

Por se tratar de uma estrutura que posiciona profissionais em elevadas alturas, alguns cuidados devem ser levados em consideração para garantir a segurança durante seu uso.

É necessário respeitar os limites da estrutura, evitando sobrecarregar o andaime com pesos demasiados, ou seja: é fundamental que apenas os funcionários e materiais necessários para a realização da tarefa estejam fazendo uso da plataforma.

Os funcionários que irão utilizar o andaime tubular devem estar devidamente paramentados com Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) específicos para trabalho em altura, evitando assim possíveis quedas durante a obra e protegendo o corpo de acidentes.

Para se fazer uso de um andaime, portanto, é preciso estar equipado com:

  • Cinto de segurança do tipo paraquedista;
  • Cinto porta-objetos, para que as ferramentas estejam em fácil alcance e posicionadas na cintura, deixando as mãos livres;
  • Capacete;
  • Botas antiderrapantes;
  • Macacão próprio para o ambiente de trabalho;
  • Luvas de raspa, que protegem as mãos e auxiliam na aderência em superfícies lisas, o que é extremamente útil durante a subida no andaime;
  • Óculos de proteção contra poeira e outros resíduos.

Os funcionários que irão fazer uso do andaime tubular devem se atentar também com a movimentação correta da estrutura. Em hipótese alguma, o andaime deve ser movimentado enquanto estiver em uso.

Outro detalhe importante no uso do andaime tubular diz respeito ao ambiente. É importante manter a área limpa e, no caso de uso ambientes externos, deve-se evitar o trabalho em condições climáticas negativas, como quando há a presença de tempestades.

É importante ressaltar também que os responsáveis pela montagem devem seguir à risca a orientação do engenheiro da obra, assim como as especificações do fabricante, evitando colocar seus funcionários em risco durante o uso.

Benefícios de alugar um andaime tubular

Quem precisa utilizar um andaime tubular pode optar pela locação da estrutura, o que representa um ótimo benefício tanto no aspecto econômico quanto no operacional, sem prejuízo à segurança dos trabalhadores.

Com a locação, todos os custos operacionais e de manutenção — que podem ocasionar em gastos inesperados — são de responsabilidade da locadora, que fornece o equipamento e realiza os reparos que podem ser necessários durante o uso do andaime tubular. A empresa também se responsabiliza pela substituição da estrutura em caso de problemas operacionais. Qualquer imprevisto será amparado pela empresa, realizando a troca rápida de equipamentos para que a obra não seja prejudicada.

Com anos de experiência no mercado, a Lomaq é uma empresa especializada em fornecer equipamentos para o segmento de construção civil, oferecendo não apenas o andaime tubular, mas também outros modelos de andaimes — assim como escoras e outros dispositivos essenciais para sua obra. Entre em contato para conhecer mais sobre as possibilidades e soluções inteligentes que a Lomaq pode oferecer de acordo com sua necessidade e demanda!


Diagonal
AD-22


Elemento
Métrico


Guarda
Corpo

Acessórios


Piso
Anti-derrapante


Roda de
Borracha Fixa


Roda de
Borracha Giratória


Roda de Poliuretano
Galvanizada com Trava


Sapata
Fixa


Sapata
Regulável

 

 

 

Solicite seu orçamento ou o manual de montagem