Fale conosco pelo WhatsApp

Televenda

31 3411-2577

Balancim Individual

O balancim individual é um equipamento de movimentação vertical que permite a execução segura de trabalhos em altura em geral. Este é um dispositivo leve e fácil de montar, indicado para uso de apenas um trabalhador por vez em situações em que não é possível montar andaimes — seja por conta do espaço disponível ou porque o terreno não permite a instalação da estrutura.

Balancim Cadeirinha

Também chamado de cadeira suspensa, o balancim individual é um dispositivo usado principalmente para a realização de serviços de pintura, limpeza, reparos e manutenção de fachada. Ele é classificado como um equipamento de proteção individual (EPI) para trabalhos em altura, uma vez que garante a segurança dos profissionais que precisam realizar suas atividades profissionais a uma distância de mais de dois metros do chão.

O que é a cadeira suspensa?

Como o nome indica, a cadeira suspensa é um assento projetado e desenvolvido para possibilitar o trabalho em altura, promovendo a segurança do usuário e permitindo que ele tenha liberdade de movimentos. Dessa forma, o profissional consegue manusear as ferramentas necessárias para seu trabalho, sem correr o risco de sofrer acidentes relacionados a quedas.

É fundamental que o balancim individual seja utilizado em conjunto com outros equipamentos de segurança, tais como trava queda, cinto de segurança tipo paraquedista, capacete, luvas e sapatos de segurança. O kit de segurança para o usuário deve incluir, ainda, uma corda resistente e com capacidade para sustentar o profissional de maneira segura e confiável.

Para garantir o correto uso do balancim, é fundamental que o profissional tenha conhecimento a respeito do manejo do dispositivo e seja experiente em trabalhos em altura. Isso significa, portanto, que esses trabalhadores devem passar por treinamento adequado antes de se submeter a este tipo atividade.

Além disso, é obrigatório que a cadeira suspensa possua um certificado de conformidade e qualidade, seguindo normas regulamentadoras específicas da Secretaria do Trabalho.

Balancim individual: o que diz a NR 35?

As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério da Economia — que absorveu o antigo Ministério do Trabalho — são dispositivos legais que estabelecem regras específicas para promover a segurança e preservar a integridade física dos profissionais.

Para isso, cada uma das NRs se responsabiliza por determinar deveres e procedimentos que devem ser cumpridos por todas as empresas que contratam trabalhadores sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O objetivo é fazer com que os ambientes de trabalho ofereçam o máximo de segurança possível aos profissionais das mais variadas áreas de atuação.

A Norma Regulamentadora de número 35 (NR 35) é a responsável por estabelecer os requisitos mínimos para trabalho em altura, o que envolve planejamento, organização e execução da atividade laboral. De acordo com as determinações desta NR, fazem parte das obrigações da empresa empregadora:

  • Fazer uma análise dos riscos envolvidos no trabalho;
  • Desenvolver procedimentos operacionais para atividades rotineiras em altura;
  • Adotar medidas para garantir o cumprimento das regras de segurança estabelecidas;
  • Garantir que os trabalhadores tenham conhecimento a respeito dos riscos existentes, bem como medidas de controle;
  • Oferecer programas de capacitação e treinamento para a realização de trabalhos em altura;
  • Estar atenta a toda a documentação exigida pela legislação.

O colaborador, por sua vez, tem o dever de zelar pela segurança de todos os envolvidos na atividade, além de seguir todos os protocolos para trabalho em altura. Embora a NR 35 não cite especificamente o uso do balancim individual, as regras gerais certamente se aplicam a ele. Isso significa, portanto, que o dispositivo deve ser escolhido criteriosamente e usado sempre com responsabilidade.

Como funciona o balancim individual?

Em geral, existem dois tipos de cadeira suspensa. O modelo mais simples consiste em um assento que permite ao usuário descer de maneira segura pela parte externa de um prédio ou outro tipo de estrutura. Dessa forma, ele consegue alcançar alturas específicas para realizar um determinado tipo de trabalho, como pintura ou manutenção geral.

O balancim do tipo cadeira sobe e desce, por sua vez, permite que o trabalhador não apenas desça, mas também suba de volta ao ponto inicial. Isso é possível porque o equipamento é equipado com um conjunto de roldanas e manivelas, que garantem a fácil movimentação tanto para cima como para baixo. Usando este dispositivo, o esforço físico exigido para subir é reduzido.

De modo geral, um bom balancim individual é feito em material resistente — como o aço —, e ser devidamente acompanhado por um kit de segurança individual. Vale lembrar que o peso desses acessórios deve ser levado em consideração ao calcular a carga total que será suportada pela cadeira suspensa.

Locação de cadeira suspensa: quais são as vantagens?

O balancim individual é um dispositivo amplamente utilizado e necessário em obras da construção civil, trabalhos de manutenção predial e demais atividades realizadas em altura. Embora essencial para garantir a segurança do trabalhador e fundamental para limpeza de fachadas e trabalhos em silos e chaminés, no setor da construção civil este é um equipamento utilizado em momentos específicos do projeto.

O aluguel do balancim individual pode ser uma excelente opção para esses casos em que a cadeira é necessária, mas não durante todo o projeto. Isso porque, por meio da locação, é possível ter o equipamento à disposição quando preciso, sem se preocupar com seu armazenamento e manutenção.

Optar pela locação geralmente também é uma opção mais econômica do que adquirir o dispositivo, e garante o fornecimento de um equipamento devidamente certificado e capaz de oferecer a segurança exigida para o trabalho em altura. Para os clientes que solicitam o aluguel com a Lomaq, há ainda a confiabilidade de uma empresa com meio século de experiência no setor de equipamentos para construção civil.

A empresa também oferece suporte técnico no momento de escolher o modelo mais adequado para seu projeto, além de garantir que nenhum acessório de segurança seja esquecido. A Lomaq também disponibiliza seus conhecimentos para montar e desmontar a estrutura do balancim, garantindo produtividade e segurança à sua obra.

Para saber mais sobre o uso da cadeira suspensa ou solicitar a locação do balancim individual, entre em contato conosco ou preencha o formulário de solicitação de orçamento.

Detalhes Técnicos


– Capacidade individual de 120kg, incluindo o peso das ferramentas e acessórios.

– Inclui kit de segurança individual: corda de poliamida de ½ , trava quedas e cinto de segurança modelo paraquedista.

Nota ao usuário: Para cálculo de carga e orientação sobre montagem solicitamos que preencha o formulário que consta nesta página.

Solicite seu orçamento ou o manual de montagem


    copyright © 2020 – Desenvolvido e Gerenciado por Agência de Marketing Digital WSI