Fale conosco pelo WhatsApp

Televenda

31 3411-2577

Escoras

As escoras são peças metálicas pré-fabricadas que servem como apoio provisório para elementos estruturais de uma construção civil, tais como lajes ou vigas. Seu uso é necessário para dar suporte ao peso de um pavimento que está sendo construído, garantindo a segurança da obra e a manutenção da formatação da construção enquanto o concreto ainda está em processo de secagem.

Embora também existam escoras feitas de madeira, as de metal se mostram mais vantajosas por serem mais duráveis e resistentes, sofrendo menos avarias durante a obra. Além disso, elas apresentam maior capacidade de sustentação e segurança, uma vez que são produzidas de acordo com normas técnicas específicas do setor e utilizando materiais certificados.

Características das escoras metálicas

As escoras metálicas se caracterizam por serem leves, resistentes e práticas, e podem ser facilmente montadas e desmontadas conforme a necessidade da obra. Isso significa que o equipamento é adaptável a qualquer tipo de projeto, podendo ser ajustado para suportar estruturas de concreto moldado no próprio local ou lajes pré-fabricadas.

Compostas por tubos que se encaixam no sistema macho e fêmea, as escoras podem ter diferentes capacidades de carga, que variam conforme o diâmetro e espessura desses tubos. É possível regular o equipamento a espaços específicos, com ajuste final para que o nível da estrutura seja mantido e a construção se mantenha reta e estável.

Em geral, as escoras por si só não sustentam um pavimento em construção: o sistema de escoramento é composto também por torres e outras peças adicionais que garantem o correto posicionamento e alinhamento da construção. O uso desses equipamentos é fundamental para evitar colapsos estruturais e garantir que a obra siga de maneira segura e conforme o planejado.

Como é feito o dimensionamento?

A execução correta do escoramento é fundamental para garantir a qualidade estrutural da obra, e cabe aos engenheiros responsáveis fazer o cálculo referente à quantidade e espaçamento adequados entre as vigas e escoras de sustentação. Esse dimensionamento deve levar em consideração não apenas as cargas permanentes do pavimento, mas a sobrecarga referente aos equipamentos, pessoas e materiais.

O cálculo referente ao dimensionamento das escoras metálicas necessárias, portanto, deve ser executado de maneira analítica e cuidadosa — sempre considerando as particularidades da obra, a estabilidade do solo e até mesmo a densidade do concreto utilizado. Este é um trabalho que deve ser feito por um profissional devidamente capacitado e com conhecimento técnico a respeito de escoramento.

Vale lembrar que o dimensionamento não diz respeito apenas à quantidade, espaçamento e espessura dos equipamentos de sustentação. Isso porque existem diferentes sistemas de escoramento, sendo que cada um pode ser aplicado em situações específicas e variadas. Além disso, as escoras podem ser encontradas com componentes diferenciados, tais como:

  • Forcado simples;
  • Forcado duplo;
  • Cruzeta;
  • Rosca com pescoço;
  • Flauta com alturas variáveis.

Cuidados com o manuseio e utilização

Assim como um projeto de escoramento precisa ser feito com cuidado e por profissionais habilitados, o manuseio e instalação das escoras requer cuidados específicos e que exigem certa experiência. Antes de qualquer coisa, é fundamental que o canteiro de obras esteja limpo e organizado para ser devidamente nivelado antes de ser escorado.

Além disso, o local a ser escorado precisa estar firme e compactado, preferencialmente já com o contrapiso pronto. No momento da montagem das escoras, é preciso regular a altura do escoramento para que ele fique exato, ajustando a flauta conforme necessidade. Outros cuidados necessários durante o manuseio deste equipamento são:

  • Inspeção obrigatória dos suportes e escoras antes e durante a concretagem;
  • Caso o equipamento precise ser montado próximo a linhas elétricas energizadas, desligar a rede de abastecimento elétrico e realizar a proteção adequada, com aterramento da estrutura e dos equipamentos utilizados;
  • Adotar medidas para travamento das escoras nos dois sentidos, uma vez que elas oferecem resistência apenas à compressão no eixo vertical;
  • Isolar a área em que será realizada a concretagem com escoramento, permitindo a presença apenas da equipe que atuará diretamente na tarefa;
  • Instalar pranchas de madeira com apoio sobre as armações para permitir a circulação segura da equipe;
  • Evitar o descarregamento de concreto em um único local, evitando carga excessiva em um ponto;
  • Estar atento ao transporte das escoras para que elas não sejam danificadas e se tornem inseguras;
  • Sinalizar a região adequadamente.

Vantagens de alugar escoras metálicas

As escoras são apenas um dos equipamentos essenciais em uma construção civil, e optar pela locação do equipamento pode ser bastante vantajoso para a empreiteira ou construtora. Uma vez que o aluguel geralmente gera um custo menor do que a aquisição do produto, esta é uma opção que favorece a economia e reduz os custos associados à obra como um todo.

Além disso, vale considerar que o escoramento é aplicado em um momento muito específico da obra, e o equipamento precisa ser armazenado em um local seguro quando não estiver sendo utilizado. Nesse sentido, a locação oferece grande praticidade, uma vez que basta devolver o material assim que ele terminar de ser utilizado.

A manutenção do equipamento é outro aspecto que deve ser levado em consideração no momento de decidir entre alugar ou adquirir as escoras metálicas. Esta é uma etapa onerosa, mas essencial para que a estrutura se mantenha segura para utilização na obra. Quando se opta pela locação, toda a preocupação e responsabilidade com o material fica para a empresa que oferece o serviço de aluguel, facilitando consideravelmente o trabalho da construtora.

Com 50 anos de experiência no mercado da construção civil, a Lomaq é especializada em locação de equipamentos essenciais para a obra — o que inclui não apenas escoras, mas também andaimes, aparalixo, balancins e plataformas elevatórias. Com ampla experiência e vasto conhecimento especializado, a empresa oferece soluções inteligentes e que atendem às normas de segurança do segmento.

Para saber mais sobre os detalhes técnicos das escoras metálicas disponibilizadas pela Lomaq e entender toda a praticidade oferecida pela locação de equipamentos para a construção civil, entre em contato conosco ou preencha o formulário de solicitação. Nossos especialistas também podem ajudar com o cálculo de carga e montagem correta do equipamento.

Solicite seu orçamento ou o manual de montagem