Fale conosco pelo WhatsApp

Televenda

31 3411-2577

Plataforma Elevatória

A plataforma elevatória é um equipamento com função semelhante à de um elevador industrial: trata-se de uma plataforma de trabalho que auxilia na execução de serviços e reparos em altura, permitindo que um profissional acesse locais de difícil alcance. Muito utilizado na indústria e no segmento da construção civil, este maquinário possui diversas aplicações e pode ser encontrado em diferentes tipos.

Operários em plataforma elevatória

Imagem: Shutterstock

Também chamada de plataforma aérea, a plataforma elevatória permite a execução segura de serviços de pintura e manutenção em ambientes internos ou externos, tais como fábricas, fachadas e galpões. Este dispositivo é muito utilizado por profissões que fazem uso de andaimes, tais como eletricistas, pintores, operários da construção e funcionários de armazéns e estoques.

A grande diferença entre essas plataformas e os andaimes está na mobilidade: o andaime é uma estrutura mais fixa, enquanto a plataforma elevatória também pode ajudar no transporte de cargas e no alcance de locais em que o chão apresenta obstáculos ou desníveis. O maquinário, portanto, é mais versátil e pode facilitar o transporte de ferramentas que serão utilizados no trabalho.

Tipos de plataforma elevatória

Como foi citado, existem diferentes tipos de plataforma elevatória, cada qual com características específicas que favorecem a execução de um determinado tipo de trabalho. Conheça cada um dos modelos e entenda melhor seus diferenciais e aplicações:

Plataforma elevatória articulada

Também chamada de girafa, esta plataforma possui um excelente alcance lateral e diagonal, permitindo o alcance de lugares elevados de difícil acesso onde não seria possível chegar por meio de outros equipamentos. Este dispositivo é indicado especialmente para trabalhos externos e alcança alturas de até 43 metros, apresentando boa velocidade de elevação e excelente manobrabilidade.

A plataforma elevatória articulada pode ser a diesel ou elétrica, sendo que o segundo tipo é mais indicado para ambientes fechados ou que não podem ter emissão muito elevada de ruídos. Em ambos os casos, as principais aplicações deste equipamento são:

  • Instalações e manutenções industriais;
  • Serviços mecânicos de grande porte;
  • Construção e manutenção predial;
  • Montagem de instalações temporárias, como parques temáticos.

Plataforma tesoura

Este modelo também é chamado de pantográfico, e são utilizadas em situações em que é necessária uma menor elevação, mas amplo espaço de trabalho no deck. Esta plataforma elevatória sobe apenas de modo vertical, e um mecanismo em forma de tesoura é responsável por esta operação. Estes modelos apresentam excelente estabilidade e segurança ao trabalhador, sendo ideais para:

  • Pinturas e reformas;
  • Construção e manutenção de edifícios;
  • Trabalhos de armazenagem e centros de distribuição;
  • Instalações artísticas e eventos.

As plataformas tesoura podem ser encontradas com motor de acionamento elétrico ou à combustão. Os modelos elétricos são mais indicados para realizar serviços de pintura, manutenção e instalação em terrenos regulares, sejam eles em ambiente interno ou externo. As plataformas a combustão, por sua vez, podem se locomover em áreas de barro ou areia, sendo indicados para obras que ainda estão em fase iniciais.

Quando usar uma plataforma de elevação?

A plataforma de elevação é um dispositivo que cumpre diversas funções além do alcance de áreas elevadas. O transporte de materiais e ferramentas, por exemplo, é uma das atividades que podem ser executadas pela máquina — que percorre terrenos acidentados sem dificuldades e pode fazer com que um determinado material pesado chegue a um andar mais alto da obra.

Além disso, a plataforma permite que trabalhadores acessem áreas irregulares com maior segurança, ultrapassando obstáculos ou até mesmo permitindo a permanência do indivíduo em um local com chão que não oferece estrutura suficiente. A estrutura também promove segurança ao trabalhador, uma vez que oferece sustentação segura e com risco mínimo de quedas e acidentes.

O uso da plataforma de elevação também é indicado para situações nas quais geralmente são utilizados andaimes, mas há maior urgência para realizar o trabalho. Isso porque essas estruturas são de fácil instalação e manejo, uma vez que são peças únicas, enquanto os andaimes são desarticulados e demandam mais tempo para serem montados e desmontados.

Cuidados no uso da plataforma

Por se tratar de um maquinário de alto desempenho, e que coloca o profissional em alturas elevadas, a utilização da plataforma elevatória requer cuidados específicos. Uma das principais recomendações diz respeito à operação do equipamento, que deve ser feita por um profissional devidamente habilitado e com treinamento específico para lidar com o dispositivo.

Existem levantamentos apontando que a maioria dos acidentes graves envolvendo o uso das plataformas de elevação são causados por choques elétricos. Isso significa, portanto, que é necessário evitar o contato direto com os fios de alimentação — além de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados tanto para quem vai atuar em altura, quanto para a segurança do operador.

Também é necessário ter cuidado com a possibilidade de queda de objetos e com a presença de pessoas no ambiente em que a plataforma está sendo operada. Avaliar o tipo de plataforma elevatória e o local em que ela será utilizada também é essencial, evitando dispositivos à combustão em ambientes fechados, pois a emissão de gases provenientes do motor pode ser prejudicial para as pessoas presentes no local.

Vantagens de alugar uma plataforma aérea

Para quem necessita utilizar uma plataforma elevatória em determinado trabalho da construção civil ou indústria, optar pela locação pode ser uma opção bastante vantajosa no aspecto econômico e operacional. Isso porque alugar um equipamento deste tipo é uma solução prática, que permite a realização das tarefas sem a preocupação com disponibilidade e manutenção.

Com a locação, tanto os cuidados como os custos relacionados à manutenção do dispositivo ficam por conta da empresa que fornece o equipamento. Além disso, a locadora se responsabiliza por reparar ou substituir rapidamente o maquinário em caso de problemas operacionais, garantindo que seu trabalho não tenha que ser paralisado por muito tempo.

Com décadas de experiência e amplo conhecimento, a Lomaq é uma empresa especializada em locação de equipamentos essenciais para a construção civil, oferecendo plataformas elevatórias, andaimes, escoras e outros dispositivos essenciais para sua obra. Entre em contato com a Lomaq para descobrir quais soluções inteligentes e seguras podemos oferecer para suprir sua necessidade e demanda.

Solicite seu orçamento ou o manual de montagem